HORACIO ARREDONDO
SUA FIGURA NA RECUPERAÇÃO DAS FORTIFICAÇÕES URUGUAIAS
O HOMEM, A CRIAÇÃO DE UM SONHO E SEU DESENVOLVIMENTO POSTERIOR
Recordado como historiador, arqueólogo e museólogo, Horacio Arredondo dedicou sua vida a resgatar as fortalezas coloniais e a criar o Parque Santa Teresa. Sua obra integrou conservação, turismo cultural e sustentabilidade, tornando-se um símbolo da identidade uruguaia.
Reconhecido em diferentes setores do país, no centenário de seu nascimento seus restos passaram a descansar, como derradeira homenagem, no Parque Nacional de Santa Teresa, diante do histórico edifício da capatazia, no lugar que tanto amou.
As primeiras fortificações foram erguidas pelos portugueses e depois ampliadas pelos espanhóis durante os confrontos imperiais do século XVIII, defendendo a estratégica passagem terrestre conhecida como a “Angostura”.Enquanto isso, a Fortaleza General Artigas protegia a baía de Montevidéu contra ataques navais, ressaltando a importância militar desta Banda Oriental, hoje República Oriental do Uruguai.
Caídas em ruína pelo abandono, como Santa Teresa e San Miguel, ou alteradas pelo uso, como o Cerro de Montevidéu, Horacio Arredondo compreendeu seu significado. Nascido em Montevidéu em 1888 e falecido em 1967, foi historiador, arqueólogo e museólogo de notável dedicação, autor de numerosas publicações. Sua firme vontade o levou a promover o turismo cultural e o conhecimento histórico em todo o país.
Entre as homenagens à sua figura, em 2002 o Dia do Patrimônio foi dedicado a ele, reconhecendo-o como o primeiro promotor cultural e turístico do Uruguai. Sua visão integrou a restauração sustentável com a harmonia entre a criação humana e o ambiente natural, assegurando tanto a interpretação quanto a conservação.
Após visitar a Fortaleza de Santa Teresa em ruínas em 1917, Arredondo decidiu “escrever sua história, restaurá-la e conter as dunas com plantações apropriadas”. Em 1919 conseguiu que o presidente Baltasar Brum e seus ministros visitassem as fortalezas, o que conduziu à criação da Primeira Comissão de Restauração em 1923.
Embora essa comissão tenha sido efêmera, a persistência de Arredondo resultou em leis decisivas: em 1927 Santa Teresa foi declarada Monumento Nacional; em 1931 a Fortaleza General Artigas recebeu a mesma categoria; e em 1937 San Miguel foi reconhecida como Monumento Nacional e Parque Nacional. Esses marcos colocaram as fortalezas no coração do patrimônio nacional.
Decretos posteriores transferiram a responsabilidade ao Exército, criando o Serviço de Parques, Monumentos e Museus do Exército e, mais tarde, o Departamento de Estudos Históricos do Estado-Maior General do Exército, que passou a administrar os Museus Militares de Santa Teresa, San Miguel e General Artigas, além de criar em sua própria sede o Museu Militar “18 de Maio de 1811”. Os Parques de Santa Teresa e San Miguel ficaram sob responsabilidade do atual Serviço de Parques do Exército.
Tanto o Fuerte quanto as Fortalezas, juntamente com seus Parques Nacionais, permanecem como símbolos vivos da identidade uruguaia e como homenagem permanente a Horacio Arredondo.