Lançamento da temporada 2024 - 2025
No dia 7 de dezembro foi realizado o lançamento da temporada 2024 no Parque Nacional Santa Teresa.
Na ocasião foi inaugurada a fotogaleria “A invenção de uma paisagem. Instantâneos no Parque Santa Teresa”, que permaneceu aberta ao público até o mês de março. A exposição foi instalada nas proximidades da área da Capatacia (no caminho do Invernáculo) e pôde ser visitada também durante a noite, pois contou com iluminação especial.
Na ocasião foi inaugurada a fotogaleria “A invenção de uma paisagem. Instantâneos no Parque Santa Teresa”, que permaneceu aberta ao público até o mês de março. A exposição foi instalada nas proximidades da área da Capatacia (no caminho do Invernáculo) e pôde ser visitada também durante a noite, pois contou com iluminação especial.
A mostra foi resultado de um trabalho conjunto entre a Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo e o Centro de Fotografia da Intendência de Montevidéu, com a colaboração do Departamento de Estudos Históricos do Estado-Maior do Exército.
Foi composta por 30 painéis que estabeleciam uma linha do tempo entre 1916 e 1956, relatando os marcos históricos da criação do Parque Santa Teresa, acompanhados de registros fotográficos do historiador Horacio Arredondo.
A exposição reuniu mais de 50 fotografias, e os textos explicativos apresentados eram parte das memórias de Arredondo.
O diretor do Servicio de Parques del Ejército (SePaE), Coronel David Díaz, deu as boas-vindas ao público “à sua casa, a este paraíso nacional, orgulho de Rocha e de todo um país”.
Destacou que poucos dias antes o Parque Nacional Santa Teresa havia sido declarado Monumento Histórico Nacional, lembrando e homenageando aqueles que participaram do processo fundacional: o General Arquiteto Alfredo R. Campos, o Coronel Alfredo Baldomir e Horacio Arredondo, “que, após finalizar a reconstrução da Fortaleza de Santa Teresa em 1927, imaginou, propôs e executou este paraíso nacional”. Também recordou “os soldados do antigo Quartel de Rocha e tantos ilustres desconhecidos, como peões, operários e artesãos”, que trabalharam com grande esforço e dedicação.
Ao mesmo tempo, agradeceu ao Ministério do Turismo, à Intendência de Rocha, às diferentes dependências da Força, à Corporação Rochense de Turismo, às localidades vizinhas e aos seus comércios, pelo apoio e participação no evento.
Para encerrar, o Diretor Nacional de Turismo, junto com o Comandante do Comando de Apoio Logístico do Exército, General José M. Martínez, e o diretor do SePaE, realizaram a abertura simbólica da temporada com o acendimento do tradicional fogão de campo.
Mais de 1.000 pessoas participaram da celebração, desfrutando de espetáculos musicais, estandes gastronômicos e atividades recreativas para as crianças, em um evento aberto a toda a família.
Também estiveram presentes o Comandante da Divisão de Exército IV, autoridades militares, policiais e departamentais, a Banda de Músicos da Brigada de Infantaria Nº 4, além do público em geral.